Mobirise Web Maker

Nossos maiores objetivos: satisfação pessoal, bem estar e qualidade de vida!

Pilates

O Método de Joseph Pilates
É um método de desenvolvimento físico e mental, busca o fortalecimento muscular, a melhora da flexibilidade e o alinhamento postural adequado. É feito no solo e também em vários aparelhos específicos.
As aulas baseiam-se em exercícios de força e alongamento com esforços concêntricos e excêntricos, trabalhando principalmente a musculatura do tronco, a parte central do corpo, enfocando a área do abdome e músculos lombares. Os exercícios são feitos sempre de forma ativa.
São mais de 500 exercícios que, pela necessidade de consciência corporal e pela precisão de movimentos, devem ser orientados por profissional credenciado.

A atividade é individual e, quando bem supervisionada, pode ser feita por qualquer pessoa, desde a mais bem treinada ao sedentário, do adolescente ao idoso, por mulheres grávidas e por pacientes em reabilitação. É indicado para condicionamento e reabilitação física, assim como para o bem estar.

Traz como benefícios associados , além do tratamento da patologia específica, a melhora da concentração, da coordenação motora e da consciência corporal.


São 6 os princípios fundamentais:


- Concentração: a atenção que é dada para cada uma das partes do corpo. Nenhuma é relegada. Busca-se a maior eficiência possível. O objetivo da técnica é o aprendizado motor.


- Controle:  a consciência dos músculos agonistas, isto é, dos realizadores de uma atividade específica, mantendo um padrão suave e harmônico do movimento.


- Precisão:  importante na qualidade do movimento, principalmente no realinhamento postural do corpo.


- Centramento: este princípio foi chamado por Pilates de “Powerhouse” ou centro de força. Considerado por Pilates o ponto focal para o controle do corpo. É formado por 4 camadas de músculos abdominais: o reto do abdome, oblíquo interno e externo, transverso do abdome; pelos eretores profundos da coluna, os extensores e flexores do quadril, juntamente com os músculos do períneo. Esse conjunto muscular forma uma estrutura de suporte responsável pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. É o centro de força.


- Respiração: Pilates considerava a respiração correta como fator essencial no início do movimento. Em seu método descreve um padrão respiratório específico que pretende diminuir o cansaço, otimizar e ampliar a capacidade respiratória.


- Movimento Fluido: refere-se ao tipo de movimento, que deve ser controlado, contínuo e leve, absorvendo os impactos do corpo com o solo, utilizando a inércia e evitando choques que poderiam levar ao desgaste prematuro.


FALE CONOSCO

Localização

Siga-nos: